Os conectores Tipo 2 foram projetados e desenvolvidos pela empresa alemã Mennekes Elektrotechnik em 2009, sendo adotado em 2011 pela International Electrotechnical Commission (IEC) sob o nome oficial de IEC 62196, porém a alcunha “conexão mennekes tipo 2” manteve-se. Em 2013 a Comissão Europeia oficializou o Type 2 como o tipo de conexão padrão dentro da União Europeia, motivo pelo qual quase a totalidade dos carros encontrados no continente detém essa conexão.
Diferenças do Conector Tipo 2 (IEC 62196) com outros conectores
Permite uma amplitude que vai de 1,4kW-22kW
A grande diferença entre o Tipo 1 (SAE J1772) e o Tipo 2 (IEC 62196) está no número de fases e, por consequência, na possibilidade de uma maior velocidade de carregamento. Usualmente a potência de carregamento no Tipo 1 é de 1,4kW-7,4kW, enquanto o Tipo 2 permite uma amplitude que vai de 1,4kW-22kW, isso pelo fato de poder ser utilizado com sistemas monofásico, bifásico ou trifásico. Não obstante, é possível utilizar o Tipo 2 para transferir até 120kW de potência em outras aplicações para além de carros elétricos.
Utilizada na base dos conectores ou fichas
Para além de ser o conector “mangueira” do nosso veículo eléctrico, esta norma é também utilizada na base dos conectores ou fichas. Por exemplo, a maioria dos modelos SOCKET (sem mangueira) de postos de carregamento de caixas de parede têm uma ficha IEC Tipo 2 ou Mennekes. O conector pode ser ou “macho” e “fêmea”.
Como funciona o Mennekes Tipo 2
Quando falamos do conector Mennekes, estamos a referir-nos aos conectores utilizados para carregar veículos eléctricos com base na norma IEC 62196. Na verdade, se falamos correctamente, o termo Mennekes refere-se ao fabricante que o criou.
Atualmente outros fabricantes do mercado oferecem cabos de carregamento similares com diferentes qualidades, desde os conectores primeira linha, comercializados pela Mennekes ou Phoenix Contact, até conectores genéricos importados com custos que podem chegar a metade do preço de um topo de linha.
Como profissionais da mobilidade elétrica, nós na LugEnergy acreditamos que a segurança dos usuários e dos veículos elétricos está intimamente associada ao rigor e qualidade da produção dos cabos e conectores, motivo pelo qual trabalhamos com os carregadores V2C, que são fabricados com peças Phoenix Contact.
Na figura abaixo esclarecemos o funcionamento do conector Mennekes Tipo 2 “macho” e “fêmea”, pois em conexões trifásicas a ordem na qual elas são conectadas ao sistema elétrico é importante.
CP: Control Pilot- Sinal de comunicação entre o veículo e o posto de carregamento para informar a intensidade de corrente máxima e a potência em falta na bateria;
PP: Proximity Pilot. Sinal de verificação que informa que o conector está devidamente encaixado;
PE: Protective Earth – Plug referente ao aterramento;
N: Neutro;
L1,2,L3: Corresponde às fases 1, 2 e 3, respetivamente, para corrente alternada (AC).