Os veículos elétricos (V.E.), puros ou híbridos plug-in, necessitam de uma fonte de alimentação externa para o carregamento de suas baterias e, por este motivo, é importante saber qual o modo de carregamento escolher para conseguir a maior eficiência. Atualmente existem 4 modos de carregamento, que são explicados abaixo em maiores detalhes.

Carregamento Modo 1

Um carregamento é chamado Modo 1 quando é realizado em uma tomada que não é específica para os veículos elétricos, ou seja, quando o V.E. é conectado a uma tomada doméstica (SCHUKO), como a que utilizamos para outros elétrodomésticos.

Este sistema é o mais simples de todos, pois necessita apenas de um cabo que conecte o veículo á tomada. Normalmente esse tipo de carregamento é indicado para motos de menor potência, bicicletas elétricas, patinetes, hoverboards, ou outro veículo elétrico similar. Contudo, esse tipo de carregamento não é indicado para carros elétricos ou motos de maior potência, uma vez que esse tipo de sistema carece de sistemas de proteção adequados ao sistema elétrico do veículo.

modo 1 carregamento veículo eletrico

Carregamento Modo 2: Lento

Este tipo de carregamento utiliza um sistema elétrico monofásico e é executada com uma potência inferior a 3,7kW. O veículo elétrico ou híbrido é conectado à rede elétrica por meio de “cabo de carregamento” correspondente para fornecer segurança ao carregamento. O modo 2 consiste na instalação de uma caixa com uma tomada do tipo Schuko, normalmente exclusiva para o carregamento do veículo elétrico, como a Base de Segurança – EV Portable . Esta caixa deve ser conectada aos sistemas de proteção adequados para a rede elétrica.

Esse modo de carregamento pode ser interessante para veículos do tipo híbrido plug-in ou um pequeno veículo elétrico como os quadriciclos (por exemplo, EV Tazzari Zero EM2 Space).

modo 2 carregamento veiculo eletrico

Carregamento Modo 3: Semi-Rápido

Indicado para todos os tipos de viaturas elétricas, este modo de carregamento necessita de um posto de carregamento, denominado WALLBOX, o qual conta com diversas proteções para a segurança tanto do sistema elétrico da rede quanto do veículo.

O veículo elétrico é alimentado por uma corrente alternada (AC) através de um WALLBOX, sendo indicado para modelos híbridos plug-in ou 100% elétricos. Alguns V.E. permitem carregamento exclusivamente em monofásico, enquanto outros permitem o carregamento tanto em trifásico quanto em monofásico. As especificações referentes aos diferentes modelos podem ser vistos em o nosso guia de modelos de carros elétricos.

Para este modo de carregamento é necessário um conector específico, que será do tipo 1 (SAE J1772 – padrão norte americano e japonês) ou do tipo 2 (IEC 62196-2 – padrão europeu), a depender da origem e modelo veículo. Devido ao avanço tecnológico em termos de geração e transmissão de energia elétrica, ao aumento da capacidade da bateria dos dos veículos elétrico e da maior segurança, confiabilidade e rapidez, o modo 3 está substituindo o modo 2.

A escolha do equipamento ideal deve ser feita levando em consideração a potência elétrica contratada, o tempo mínimo e o tempo disponível para o carregamento do veículo e as condições do local de instalação. Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato e ficaremos felizes em ajudá-lo na sua escolha.

modo 3 carregamento veiculo eletrico

Carregamento Modo 4: Rápido

Diferente dos modos de carregamento 1,2 e 3, que são realizados em corrente alternada (DC), o carregamento modo 4 é realizado com corrente contínua (DC) e é normalmente encontrado em autoestradas, pois permite o carregamento de até 80% da bateria de um veículo elétrico em apenas 30 minutos, uma vez que a energia fornecida ao veículo é de, pelo menos, 50kW. Contudo, apesar de sua velocidade de carregamento ser maior do que a dos outros modos, o modo 4 não é remondado para uso residencial devido a dois fatores principais: (i) custos elevados de equipamentos e instalação, podendo chegar a 20 mil euros; (ii) seu uso diária reduz drasticamente a vida útil da bateria do veículo elétrico, enquanto seu uso esporádico não traz nenhum tipo de prejuízo.

Os conectores mais comuns são o CHAdeMO, padrão japonês, e o Combined Charging System (CCS), padrão norte americano e europeu.

modo 4 carregamento veiculo eletrico