Tipos de Carregamento para veículos elétricos (4 Modos) e carregadores de carros eléctricos

Os veículos elétricos (V.E.), puros ou híbridos plug-in, necessitam de uma fonte de alimentação externa para o carregamento de suas baterias e, por este motivo, é importante saber qual o modo de carregamento escolher para conseguir a maior eficiência. Atualmente existem 4 modos de carregamento, que são explicados abaixo em maiores detalhes.

Falamos normalmente do modo de carregamento tipo 2, que seria o chamado carregamento lento a menos de 16A, até 3,6 kW. Falamos também do modo de carregamento do tipo 3, recomendado para quase todos os tipos de veículos elétricos e híbridos. Este carregamento, chamado semirrápido, utiliza normalmente entre 16 e 32A (até 22kW). Finalmente, o carregamento mais rápido, também conhecido como modo 4, é o utilizado em muitos pontos de carregamento em postes (comuns ao ar livre, em empresas e em estradas públicas, a partir de 44kW).

Por esta razão, a coisa mais aconselhável a fazer ao comprar um veículo elétrico é instalar um ponto de carregamento Modo 3. Aqui pode encontrar um resumo dos diferentes modos:

Carregamento Modo 1

Um carregamento é chamado Modo 1 quando é realizado em uma tomada que não é específica para os veículos elétricos, ou seja, quando o V.E. é conectado a uma tomada doméstica (Schuko), como a que utilizamos para outros eletrodomésticos.

Este sistema de carregamento é o mais simples do mercado, pois necessita apenas de um cabo que conecte o veículo á tomada. Normalmente esse tipo de carregamento é indicado para motos de menor potência, bicicletas elétricas, patinetes, hoverboards, ou outro veículo elétrico similar. Contudo, esse tipo de carregamento não é indicado para carros elétricos ou motos de maior potência, uma vez que esse tipo de sistema carece de sistemas de proteção adequados ao sistema elétrico do veículo.

Carregamento Modo 2: Lento

Este tipo de carregamento utiliza um sistema elétrico monofásico e é executada com uma potência inferior a 3,7kW. O veículo elétrico ou híbrido é conectado à rede elétrica por meio de “cabo de carregamento” correspondente para fornecer segurança ao carregamento. O modo 2 consiste na instalação de uma caixa com uma tomada do tipo Schuko, normalmente exclusiva para o carregamento do veículo elétrico, como a Base de Segurança – EV Portable . Esta caixa deve ser conectada aos sistemas de proteção adequados para a rede elétrica.

Esse modo de carregamento pode ser interessante para veículos do tipo híbrido plug-in ou um pequeno veículo elétrico como os quadriciclos (por exemplo, EV Tazzari Zero EM2 Space). Além do sistema de carregamento, existem muitas outras diferenças, como o motor de propulsão ou autonomia, que devemos levar em conta na hora de escolher um carro híbrido ou elétrico. Um exemplo de posto de carregamento adequado para o Modo 2 é o LugKey.

Carregamento Modo 3: Semi-Rápido

Indicado para todos os tipos de viaturas elétricas, este modo de carregamento necessita de um posto de carregamento, denominado WALLBOX, o qual conta com diversas proteções para a segurança tanto do sistema elétrico da rede quanto do veículo.

O veículo elétrico é alimentado por uma corrente alternada (AC) através de um WALLBOX, sendo indicado para modelos híbridos plug-in ou 100% elétricos. Alguns V.E. permitem carregamento exclusivamente em monofásico (a um máximo de 7,4 kW), enquanto outros permitem o carregamento tanto em trifásico (a um máximo de 22 kW) quanto em monofásico. As especificações referentes aos diferentes modelos podem ser vistos em o nosso guia de modelos de carros elétricos.

 Para este modo de carregamento é necessário um conector específico, que será do tipo 1 (SAE J1772 – padrão norte americano e japonês) ou do tipo 2 (IEC 62196-2 – padrão europeu), a depender da origem e modelo veículo. Devido ao avanço tecnológico em termos de geração e transmissão de energia elétrica, ao aumento da capacidade da bateria dos dos veículos elétrico e da maior segurança, confiabilidade e rapidez, o modo 3 está substituindo o modo 2.

A escolha do equipamento ideal deve ser feita levando em consideração a potência elétrica contratada, o tempo mínimo e o tempo disponível para o carregamento do veículo e as condições do local de instalação. Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato e ficaremos felizes em ajudá-lo na sua escolha.

Carregamento Modo 4: Rápido

O carregamento no Modo 4 é aquela que se realiza em uma estação fora de casa e nos permite recarregar pelo menos 80% da bateria em menos de 30 minutos. O conector padrão mais utilizado para este tipo de recarga é o CHAdeMO japonês. Isso significa que do lado do veículo teremos um conector Tipo 1 (SAE J1772 ou Yazaki) ou Tipo 2 (IEC, Mennekes) e, por sua vez, um conector CHAdeMo ou CCS de acordo com nosso EV. Na lateral do ponto de carregamento, a extensão do cabo deve ser CHAdeMO.

O modo 4 é considerado como tal a partir de 50 kWh. Devemos distinguir entre o modo 4 com recarga “super rápida” e o modo 4 com recarga “ultrarrápida”. Este último não é aconselhável para o carregamento diário, pois pode danificar a bateria se a usarmos regularmente. Está especialmente desenhado para estações de uso público ao ar livre, como estações elétricas, onde podemos recarregar o veículo em viagens longas ou em situações específicas em que temos pouco tempo.

O carregamento no modo 4 é realizado em corrente contínua, ao contrário dos modos anteriores, que são realizados em corrente alternada. Os pontos de carregamento que usam um carregamento do tipo 4, seja qual for o caso, não são projetados ou recomendados para garagens privadas. Isso deve-se principalmente ao alto custo do produto e da instalação. Além disso, o modo 2 ou o modo 3 são realmente os mais aconselháveis ​​para indivíduos por uso e condições.

Que tipos de carregadores para carro elétrico posso comprar?

É necessário comprar um ponto de carregamento para carro elétrico adequado de acordo com as necessidades do nosso veículo e as suas características (tipo de conector, potência admitida, capacidade da bateria, etc.), e também de acordo com as nossas necessidades e circunstâncias pessoais (tipo de garagem, distância diária percorrida, carga rápida, etc.)

Carregador de carros elétricos portáteis

Pontos de carregamento portáteis para carro elétrico. São especialmente úteis se tiveres planos de fazer viagens de certa distância. É quase imprescindível considerar os adaptadores para garantir o carregamento em qualquer ponto geográfico.

Um dos tipos de carregadores de veículos elétricos mais usados são os pontos de carregamento portáteis ou EV portables. O carregador portátil para carro elétrico permite carregar em conectores domésticos convencionais e também em industriais (CEE, trifásicos ou monofásicos) através de uma centralita de controlo que garante uma carga segura para o veículo elétrico.

A vantagem principal destes pontos de carregamento de carros elétricos ou híbridos plug-in é que têm dimensões e peso reduzidos e podem ser levados no porta-malas do carro elétrico sem problemas. Assim, independentemente da autonomia do carro elétrico, podes carregar o carro em qualquer lugar, com o único requisito de ter uma tomada de corrente (uma tomada convencional até).

Carregador portátil de carro elétrico com conector Schuko ou Cetac

Dependerá das necessidades de cada utilizador escolher um ponto de carregamento portátil para carro elétrico com conector Schuko (tomada convencional) ou um industrial (CEE, Cetac). Além disso, terás de ter em conta o tipo de conector do veículo elétrico (depende da marca e modelo deste), que pode ser conector Tipo 1 (SAE J1772) ou Tipo 2 (IEC 62196-2 ou Mennekes).

Também é fundamental escolher o máximo de ampérios de que precisas (16A, 32A… dependerá da capacidade do veículo para realizar uma carga monofásica ou trifásica e da intensidade aceita). Por fim, os adaptadores podem ser úteis, acessórios que facilitam a carga do carro em qualquer circunstância.

Carregador de carros elétricos de mural para carro elétrico

Instalam-se na parede e são a opção mais conveniente e usual para condutores/as de veículos elétricos com garagem própria, seja ela privada ou comunitária. Representa um investimento maior do que os pontos de carregamento portáteis, mas o benefício a médio-longo prazo está quase garantido.

Os pontos de carregamento de carros elétricos de parede (também chamados Wallbox) permitem carregar de forma segura qualquer tipo de carro elétrico ou híbrido plug-in. Trata-se de carregadores que são instalados por meio de ancoragens na parede da garagem, seja ela privada ou unifamiliar, ou em garagem comunitária.

Os carregadores de carro elétrico de parede são os mais usados para carregar carros elétricos e híbridos, pela sua instalação simples, facilidade de uso e custo económico. Como vimos anteriormente com os pontos de carga portáteis, serão determinantes na hora de escolher um ponto de carregamento aspetos como o tipo de conector utilizado pelo veículo (Tipo 1, Tipo 2), a tomada que necessita (CEE, Schuko), a intensidade máxima (ampérios) a que podes carregar o veículo ou o tipo de carga (monofásica ou trifásica). Recomendamos o nosso artigo para saberes quanto custa instalar um carregador de carro elétrico.

Carregador de carros elétricos com controlo dinâmico de potência

O controlo dinâmico de potência de carga é o último avanço nos pontos de carregamento de carros elétricos. Trata-se de uma tecnologia que equilibra a carga entre o veículo elétrico e outros consumos do lar para que nunca ultrapasses a potência contratada. Desta forma, evitarás que o carregamento do carro elétrico provoque cortes de luz na tua casa. Recomendamos o nosso artigo para saberes quanto custa instalar um carregador de carro elétrico.

Os carregadores de carro elétrico com controlo dinâmico de potência podem ser usados numa instalação elétrica com um mínimo de 1,8 kW de potência contratada. Este sensor inteligente também te ajuda a poupar no consumo de energia, uma vez que, na maioria dos casos, não será necessário aumentar a potência contratada para instalar o teu ponto de carregamento para carro elétrico.

Carregador de carros elétricos em poste

Dentro dos tipos de pontos de carregamento, os pontos em poste não são pensados para utilizadores particulares, mas sim para recarregar um veículo em zonas habilitadas por administrações públicas ou por empresas privadas (por exemplo, em eletrolineras).

Os postes de carregamento para veículos elétricos permitem carregamentos em modo 4. Este tipo de pontos de carregamento pertencem a empresas ou administrações públicas e constituem uma rede de pontos de carga de uso público muito útil. Podemos consultá-la na hora de fazer viagens longas que ultrapassem a autonomia do nosso carro elétrico. Não é aconselhável abusar deste tipo de carregadores, pois pode prejudicar a longo prazo a vida útil da bateria do carro.

Tens uma moto ou uma bicicleta elétrica?

Poderás estar interessado nos pontos de carregamento portáteis com tomada Schuko regulados a menor intensidade, ou então nos Pontos de carregamento SCHUKO, ideais para veículos elétricos com menor capacidade de bateria (pequenos carros, motos elétricas…).