É comum ouvirmos falar sobre energias renováveis e os benefícios que estas formas de energia trazem ao reduzir os impactos ambientais que geramos e que, consequentemente, nos permite melhorar a qualidade de vida.

Através desta página será possível entender o que são as energias renováveis trabalhadas pela LugEnergy, quais as vantagens e desvantagens, os seus exemplos e como é que a sociedade está a aderir a essa mudança.

Iremos expor também como é que se pode utilizar estas energias no carregamento de veículos elétricos.

O que são energias renováveis?

São consideradas energias renováveis a energia que é “concebida” a partir da auto-geração, ou seja, energias que se renovam a partir de um processo natural, sem a interferência humana.

Os seus impactos sobre o meio ambiente muitas vezes tendem a ser menos severos aquando comparadas com as fontes de energia provenientes de combustíveis fósseis.

Vantagens e desvantagens das energias renováveis

As vantagens podem ser observadas sobre duas óticas: como sociedade e como pessoa (física ou jurídica).

Para a sociedade, a utilização de algumas fontes de energia renováveis permite reduzir significativamente a emissão de CO2 para a atmosfera, tal situação ocorre porque não há geração direta de CO2, o que restringe os impactos do efeito estufa, melhora a qualidade do ar e a qualidade de vida.

Na ótica da pessoa, aderir às energias renováveis possibilita a auto-sustentabilidade energética, tanto parcial como total. Tal situação poderá gerar economias significativas, principalmente se a energia excedente for vendida à rede. Diversos estudos demonstram que o investimento na micro-geração apresenta retornos financeiros positivos no médio e longo prazo.

As desvantagens comuns que estão relacionadas com as energias renováveis dizem respeito ao elevado custo de aquisição, dificuldade de armazenamento da energia gerada e da necessidade de ter uma área mínima de instalação considerável. De modo a colmatar o custo de aquisição há diversas linhas de crédito que ajudam a implementar estas iniciativas. É importante destacar que no médio e longo prazo estes investimentos tendem a gerar lucros bastante interessantes.

Exemplo de energias renováveis e não renováveis

Algumas fontes de energia aparentemente parecem não ser renováveis, ainda assim a sua base científica acaba por segmentá-las em grupos característicos. Esta é a classificação especifica referente às diversas fontes de energia existentes e referenciadas atualmente:

Energias não renováveis:

  • Combustíveis fósseis
  • Energia nuclear

Energias renováveis:

  • Energia solar/fotovoltaica;
  • Energia eólica;
  • Energia hidráulica;
  • Energia proveniente do hidrogénio;
  • Biomassa;
  • Energia das marés;
  • Energia geotérmica;

Aderir às energias renováveis

As fontes geradoras de energia elétrica são consideradas o coração da sociedade moderna. Estas permitem-nos disfrutar de uma melhor qualidade de vida. São a base fundamental da simples tarefa de carregar o telemóvel, de fornecimento de energia para movimentar os elétricos em Lisboa e no Porto e até colocar em funcionamento uma fábrica de âmbito industrial geradora de valor acrescentado.

Com o avanço dos estudos e das tecnologias sobre o setor energético, o mundo de hoje está numa situação de transição referente às fontes geradoras de energia elétrica. Infelizmente, a sociedade atual ainda é fortemente dependente de fontes não renováveis, como combustíveis fósseis e energia nuclear. As fontes renováveis e com reduzido impacto ambiental são o uso de painéis fotovoltaicos e a criação de parques eólicos em grandes extensões de terreno.

Energia renovável e a mobilidade elétrica

Naturalmente que quando realizamos um investimento para a geração de energia elétrica temos interesse em utilizar toda a capacidade produtiva do sistema através da alimentação do máximo de equipamentos elétricos possíveis.

Portanto, para ajudar os nossos clientes a otimizar a sua capacidade de geração de energia, a LugEnergy, em parceria com a V2C, desenvolveu algumas soluções para a criação de postos de carregamento sustentáveis. Desta forma projetamos as prioridades no fornecimento de energia e apresentamos soluções personalizadas, ao menor custo.

A energia com foco de inovação foi a energia proveniente do solar e os painéis fotovoltaicos. Poderá solicitar informações diretamente com um de nossos técnicos comercias através de um orçamento totalmente grátis.

carregar carro eletrico energias renovaveis

Se estiver interessado não hesite em entrar em contacto connosco. Peça-nos mais informação e certamente que vai ficar agradado com a iniciativa!