Cabos para carregar carros elétricos
Entre os acessórios mais destacados para o bom funcionamento dos veículos elétricos encontram-se os cabos de carregamento para carro elétrico. São acessórios fundamentais ao bom uso do veículo elétrico, pois permitem que a energia seja transmitida do posto de carregamento até a bateria da viatura, sendo normalmente utilizados para carregar nos postos públicos de carregamento da Mobi.E.
Os cabos de carregamento para carro elétrico são compostos pela conexão ao carro (Tipo 1 ou Tipo 2) e pelo próprio cabo. Na LugEnergy só utilizamos cabos de carregamento fabricados na Alemanha (Phoenix Contact), que transmitem uma enorme qualidade e segurança no que respeita ao seu carregamento. Através destes cabos será possível carregar qualquer veículo 100% elétrico ou híbrido plug-in, sendo simplesmente necessário entender a conexão ao veículo – Tipo 1 ou Tipo 2.
Ainda que existam vários tipos de conexões, as mais usuais e utilizadas pela maioria dos fabricantes de Veículos Elétricos, são a conexão Tipo 1 e Tipo 2. Tendencialmente a conexão Tipo 2 é que prevalecerá.
Para poder entender e escolher a conexão correta é fundamental entender qual o veículo elétrico que detém. A conexão varia consoante a marca e o modelo do carro, como por exemplo o Nissan Leaf que a partir de 2018 utiliza a conexão Tipo 2, mas todas as suas anteriores versões possuem conexão Tipo 1. Desta forma, o dispositivo de carregamento aconselhado pelos profissionais da LugEnergy deverá corresponder e ser compatível com essa nova conexão.
A conexão Tipo 1 corresponde ao standard SAE J1772, tradicionalmente aplicada por muitos fabricantes japoneses e estadounidenses, contudo neste momento a tendência está na aplicação da conexão Tipo 2 – conexão standard europeu. A conexão Tipo 2 – IEC 62196-2 também é conhecida por conexão “Mennekes” (a marca alemã que iniciou a sua comercialização). Através desta nossa página web será possível observar cabos de carregamento para carro elétrico com duas extremidades (T1-T2; T2-T2).
Será possível observar todo o tipo de adaptadores existentes entre as várias conexões existentes. Para acessórios de carregamento mais específicos, como é o caso dos Carregadores Portáteis de Alta Potência para Veículos Elétricos, recomendamos que observe este link.
Cabo Tipo 2 - Tipo 2 (IEC 62196-IEC 62196) - 32A
Tipo 2 – Tipo 2
- Permite a carregar qualquer veículo elétrico T2 em Corrente (AC) para 32A (22kW)
- Conector Tipo 2 (Tipo II = Mennekes = IEC 62196) nas duas extremidades
- Tecnologia alemã de alta qualidade.
- Comprimento: 5 metros de cabo.
- Normalmente utilizado nos Postos Públicos de Carregamento
Cabo Tipo 2 - Tipo 1 (IEC 62196-SAE J1772) - 32A
Tipo 1 – Tipo 2
- Permite carregar qualquer veículo elétrico T1 em Corrente (AC) até 32A (7,4kW).
- Conexão final (ao veículo) 1 (Tipo I= SAE J1772) – Fim2: Tipo 2 (Tipo II = Mennekes = IEC 62196)
- Tecnologia alemã de alta qualidade.
- Comprimento: 5 metros de cabo.
- Normalmente utilizado nos Postos Públicos de Carregamento
Cabo de Carregamento Tipo 2 (IEC 62196) - 32A
Tipo 2 32A
- Permite carregar qualquer veículo elétrico T2 em Corrente (AC) até 32A – 22kW.
- Conector Tipo 2 (Tipo II = Mennekes = IEC 62196).
- Tecnologia alemã de alta qualidade.
- Comprimento: 5 metros de cabo.
- Só a extremidade que comunica c/ a viatura.
Cabo de Carregamento Tipo 1 (SAE J1772) - 32A
Tipo 1 32A
- Permite recarregar qualquer veículo elétrico T1 em corrente alternada (AC) até 32A – 7,4kW.
- Conector Tipo 1 (Tipo I = SAE J1772).
- Tecnologia alemã de alta qualidade.
- Comprimento: 5 metros de cabo.
- Só a extremidade que comunica c/ a viatura.
Cabo de Carregamento Tipo 2 (IEC 62196) - 20A
Tipo 2 20A
- Permite Carregar qualquer EV T2 em corrente (AC) para 20 Amperes.
- Conector Tipo 2 (Tipo II = Mennekes = IEC 62196)
- Tecnologia alemã de alta qualidade.
- Comprimento: 5 metros de cabo.
- Só a extremidade que comunica c/ a viatura.
Cabo de Carregamento Tipo 1 (SAE J1772) - 20A
Tipo 1 20A
- Permite Carregar qualquer EV de T1 em corrente (AC) para 20 Amps .
- Conector tipo 1 (Tipo I = SAE J1772)
- Tecnologia alemã de alta qualidade.
- Comprimento: 5 metros de cabo
- Só a extremidade que comunica c/ a viatura.
Adaptadores, conversores e outros acessórios
EV Test - Teste de Carregamento
Com este dispositivo será possível realizar testes de modo a confirmar o funcionamento de um posto de carregamento. Com este aparelho poderá simular os vários estados de carregamento segundo IEC 61851.
- Saída: Conexão de saída: Schuko.
- Peça mais informação.
Adaptador Tipo 2 (IEC 62196) a SCHUKO
Este adaptador permite passar de um posto de carregamento com uma tomada Tipo 2 (Mennekes, IEC 62196) a um habitual Schuko. Este tipo de adaptador permite que o utilizador carregue qualquer tipo de veículo que funcione com conexão schuko em qualquer posto da Mobi.E (como por exemplo os Renault Twizy)
Peça o seu orçamentoConversor Tipo 1 a Tipo 2
Conversor do Tipo 1 (SAE J1772) a Tipo 2 (IEC 62196)
Este conversor permite carregar viaturas que possuam a conexão Tipo 2 mas onde o posto de carregamento ou o cabo de carregamento possua a conexão Tipo 1 (SAE J1772). Este conversor terá numa das suas extremidades a comunicação com a T1 (SAE J1772) e no extremo oposto a conexão T2 ao veículo.
Peça o seu orçamentoConversor de Tipo 2 a Tipo 1
Conversor de Tipo 2 (IEC 62196) a Tipo 1 (SAE J1772)
Este conversor permite carregar viaturas que possuam a conexão Tipo 1 mas onde o posto de carregamento ou o cabo de carregamento possua a conexão Tipo 2 (IEC 62196). Este conversor terá numa das suas extremidades a comunicação com a T2 (IEC 62196) e no extremo oposto a conexão T1 ao veículo. (Normalmente utilizado nos “Tesla Destination Charger”)
Peça o seu orçamentoAdaptador SAE 16A trifásico
Adaptador adequado para ponto de recarga portátil tipo 1 SAE J1772 de 32A. Executa uma recarga monofásica a 16 amperes de 230 V numa tomada industrial trifásica de 16 ampères CETAC. Ref. ADA-1-CEE16tri
Peça o seu orçamentoAdaptador T1 (SAE J1772) 32A trifásico
Adaptador adequado para ponto de carregamento portátil tipo SAE J1772 32A. Realize uma recarga monofásica a 16 A 230V numa tomada CETAC trifásica de 32 ampères.Ref. ADA-1-CEE16tri
Peça o seu orçamentoAdaptador T1 (SAE J1772) 16 (monofásica)
Adaptador adequado para um ponto de recarga portátil SAE J1772 tipo 1 de 32 amperes. Executa uma recarga monofásica de 230V a 16 A em uma tomada industrial de 16 A. Ref. ADA-1-CEE16
Peça o seu orçamentoAdaptador T1 (SAE J1772) 32A a Schuko
Adaptador adequado para ponto de carregamento portátil tipo SAE J1772 32A. Realize uma recarga monofásica entre 6A e 12A com segurança em um soquete SCHUKO convencional. Ref. ADA-1-SC
Peça o seu orçamentoAdaptador T2 (Mennekes, IEC) 32A (monofase)
Adaptador adequado para ponto de recarga portátil do tipo 2 IEC 62196 32A trifásico. Executa uma recarga monofásica de 230V a 32A numa tomada CEE 32A monofásica.Ref. ADA-2-CEE32
Adaptador T2 (Mennekes, IEC) 32A a Schuko
Adaptador adequado para ponto de recarga portátil tipo 2 IEC 62196 32A. Executa uma recarga trifásica de 400V a 16A em uma tomada CEE 32A trifásica. Ref. ADA-2-SC-32
Peça o seu orçamentoAdaptador T2 (Mennekes, IEC) 16A
Adaptador adequado para ponto de recarga portátil tipo 2 IEC 62196 32A. Executa uma recarga monofásica de 230V a 16A numa tomada monofásica CEE 16A.Ref. ADA-2-CEE16
Peça o seu orçamentoAdaptador de T2 (IEC, Mennekes)32A a 16A
Adaptador adequado para ponto de recarga portátil Tipo 2 IEC 62196 32A. Executa uma recarga trifásica de 400V a 16A em um CEE 32A trifásico. Ref. ADA-2-CEE16tri
Peça o seu orçamento