Que Tipo de Postos de Carregamento para Veículos Elétricos deverá comprar?

Para cada viatura elétrica deverá existir um Posto de Carregamento fundamental à transmissão de energia entre a infraestrutura elétrica e as baterias dos veículos.

Atualmente dispomos de veículos elétricos com uma enorme capacidade de autonomia, os quais permitem percorrer, de acordo com cada modelo elétrico, 150km, 250km e até 400km sem que seja necessário realizar um carregamento pelo meio do trajeto.

Graças ao investimento realizado em novas formas de mobilidade, a autonomia das baterias tem aumentado significativamente de dia para dia. Ainda assim, os veículos 100% elétricos e os Híbridos Plug In esgotam a energia das suas baterias. Deste modo necessitam de um posto de carregamento  para que esta energia seja devidamente reposta e volte a estar disponível. É muito importante selecionar o posto de carregamento adequado às necessidades de cada veículo e características (como o tipo de conexão, potência admitida, capacidade da bateria, etc.), bem como as necessidades e circunstâncias pessoais (tipo de garagem, distância diária percorrida, etc.).

Posto de Carregamento Portátil – EV Portable

Punto de recarga portátil WallboxOK

Um dos vários tipos de postos de carregamento mais utilizados é o Carregador Portátil (EV Portable). Estes Postos de Carregamento portáteis permitem absorver energia de variadíssimas fontes, como são o caso das tomadas domésticas convencionais e tomadas industrias (CEE – trifásicas ou monofásicas). Esta situação ocorre pois a transmissão da energia entre o dispositivo de carregamento e a rede é feita por via de uma comunicação eletrónica que possibilita um carregamento estável, limpo, seguro e eficiente para o carro elétrico.

A principal vantagem destes dispositivos está no seu reduzido peso e discreta dimensão. São dispositivos de carregamento que podem ser facilmente transportados na mala do carro por forma a eliminar todas as barreiras ao carregamento e por conseguinte  permite usufruir de todas as características existentes de local para local. Independentemente da autonomia da viatura elétrica, qualquer utilizador tem a possibilidade de carregar o seu veículo em qualquer sítio, necessitando simplesmente de uma fonte de energia (seja ela uma tomada schuko ou industrial).

A escolha do Carregador Portátil para veículos elétricos vai depender em todos os momentos das necessidades do utilizador, sendo que a LugEnergy tem a capacidade de personalizar e adaptar o dispositivo sempre que seja necessário por parte do cliente.

Deste modo, é importante ter em conta o tipo de conexão que o veículo possui, devido ao fato de esta conexão depender da marca e do modelo do carro. As conexões existentes podem ser do Tipo 1 (SAE J1772) ou do Tipo 2 (IEC 62196-2 ou mennekes).

Este equipamento para além de interessante e eficaz permite variar a intensidade através de um display, podendo aumentar deste modo a sua velocidade de carregamento. Permite adicionar adaptadores que facilitem o carregamento de cada veículo em qualquer circunstância. Conheça as várias versões dos carregadores portáteis da LugEnergy.

Posto de Carregamento em parede-Carregador de Parede-Wallbox-Home Charger

carregador carro WallboxOK

Os normais Carregadores de Parede – Postos de Carregamento de Parede (também denominados por Wallbox) permitem carregar de forma segura qualquer tipo de veículo elétrico ou híbrido Plug In. Trata-se de um carregador que se instala na parede da garagem (seja ela privada ou partilhada). O posto de carregamento alimenta-se à infraestrutura da rede existente.

Qualquer Posto de Carregamento facilita e possibilita uma enorme comodidade ao usuário. Normalmente são instalações extremamente simples e fáceis, ainda assim é necessário e importante que o técnico eletricista que realiza a instalação tenha o conhecimento (básico) do funcionamento do dispositivo instalado. Se existir alguma dúvida bastará entrar em comunicação com a nossa equipa de profissionais. 

Postos de Carregamento Rápidos

Os Postos de Carregamento Rápido são considerados um carregamento em Modo 4, ou seja, a uma intensidade de carregamento que realiza cerca de 80% do carregamento da bateria aproximadamente em meia hora.

Este tipo de Postos de Carregamento são normalmente instalados em empresas ou espaços públicos (como são o caso das estações de serviço junto às autoestradas). Este tipo de Postos de carregamento permitem gerir e programar viagens mais longas. É importante não utilizar regularmente estas cargas rápidas para não prejudicar o prazo de vida das baterias.

RESUMO: que tipo de postos de carregamento podemos ter?

O critério de função e necessidade permite segmentar os diversos tipos de Postos de Carregamento nas seguintes situações:

  1. Postos de Carregamento Portáteis. São especialmente úteis para quem possui uma multiplicidade de sitios para efetuar o carregamento bem como a perspetiva de realizar viagens relativamente longas. Para além disso, com um simples suporte poderá transformar o carregador de portátil num “carregador de parede”. É quase imprescindível considerar os vários tipos de adaptadores, garantindo qualquer carregamento em qualquer ponto do país. Comprar Posto de Carregamento Portátil.
  2. Postos de Carregamento de Parede. Instala-se na parede e são a opção mais conveniente, cómoda e usual para os vários utilizadores desta necessária forma de mobilidade. Supõe um investimento mais elevado que os dispositivos de carregamento portáteis mas uma maior comodidade na hora de chegar a casa carregar a viatura elétrica. Comprar Posto de Carregamento de Parede.
  3. Postos de Carregamento em Poste. Estes dispositivos de carregamento não estão pensados para o carregamento particular. Normalmente são focados para empresas onde o projeto de investimento é significativo. Comprar Posto de Carregamento em Poste.
  4. Possui mota ou bicicleta elétrica? Há Soluções de Carregamento que podem interessar especialmente com tomada schuko, regulados para menos intensidade de carregamento.