As conexões ao veículo elétrico formam e fazem parte do processo de carregamento. Existem diferentes tipos de conexões, tanto para motas como para os carros elétricos, independentemente das várias marcas fabricantes do mercado (exemplo da Nissan, Renault, Tesla, KIA…). Cada fabricante trabalha com uma determinada conexão.

Deste modo é possível afirmar que ainda não existe nenhuma conexão standard. Já se observa uma definição de uma determinada tendência, mas ainda assim não existe uma homogeneização da conexão ao carro elétrico.

Atualmente as conexões com maior relevo e influência são a conexão Tipo 1 SAE J1772 e a conexão Tipo 2 IEC 62196 (mennekes). Esta ultima (Tipo 2 IEC 62196) é tradicionalmente de uso europeo, observando-se um posicionamento relevante no que se refere à transformação desta conexão como tendência e conexão standard em todo o mundo.

SAE J1772 Conexão Tipo 1

Conexão SAE J1772 Tipo 1. Standard Europeo. Sociedade de Engenheiro do Automação.

A conexão Tipo 1 SAE J1772 foi especialmente fabricado pelos fabricantes de automóveis americanos e asiáticos.

Grande parte dos carros elétricos com versões anteriores a 2017 possuem conexão Tipo 1 SAE J1772.

Tipo 2 Mennekes IEC 62196

Conexão Tipo 2 corresponde ao standard europeu. Foi proposto pela empresa alemã Phoenix Contact.

A conexão Tipo 2 Mennekes IEC 62196 e consiste no standard europeu. Para além de ser genuinamente europeu, é utilizado por fabricantes de carros elétricos em todo o mundo, verificando-se uma homogeneização da conexão de carregamento.