Há imensas dúvidas que todos os dias inundam as redes sociais inflamando todas as vantagens e desvantagens dos carros elétricos. Para além disso, muitos dos possíveis utilizadores acabam por ter imensas duvidas da sua segurança passando a informação de exuberantes mitos e descrenças.

Surgem perguntas como se o veículo elétrico é efetivamente seguro aquando comparado com um normal veículo a combustão, se conduzindo à chuva poderá dar choque e eletrocutar (pois eletricidade com agua não conjuga nada bem), Outra dúvida recorrente está relacionado com o seu carregamento pois muita gente não sabe que se pode carregar o veículo elétrico em todo o lado.

Estas reticências e duvidas levam a que o utilizador muitas vezes acabe por ficar imensamente reticente da sua aquisição e utilização.

EXISTE RISCO ELÉTRICO NA SUA CONDUÇÃO E UTILIZAÇÃO?

É muito importante entender que o corpo humano é um condutor elétrico por natureza, não obstante esta característica não significa que a utilização da viatura elétrica lhe dará um “choque” elétrico. De maneira a tranquilizar qualquer possível utilizador, é importante enfatizar que todos os veículos elétricos fabricados trabalham com uma tensão máxima de 12V. Para além disso tanto um veículo elétrico, como um veículo normal a combustão passam por imensos e rigorosos testes de qualidade e segurança. Grande parte desses testes servem para comprovar o isolamento das baterias em caso de acidente e na deformação do chassis do veículo.

DEVO TOMAR ALGUMA PRECAUÇÃO AO CONECTAR E DESCONECTAR O CARREGADOR?

Não é necessário tomar nenhum tipo de precaução especial, o dispositivo de carregamento detém um conector de mobilidade elétrica e este só ativa a passagem de energia a partir do momento em que está conectado com a viatura. Se não existe contacto entre a viatura e o carregador, este em nenhum momento vai realizar a passagem de energia e em nenhum momento vai ter corrente nem tensão de carregamento.

NUM ACIDENTE…

Tendo em conta a legislação europeia, TODOS os veículos que são introduzidos no mercado europeu devem ser e estar homologados tendo em conta vários testes de acidentes, normalmente denominado por  ‘crash-test’. Neste momento a marca TESLA é dos veículos mais seguros do mundo em termos de proteção dos ocupantes.

Esta situação ocorre porque os responsáveis e engenheiros que desenham os veículos elétricos investem mais tempo na segurança do que no desenvolvimento do motor a combustão.

CONDUÇÃO

Como as viaturas elétricas são mais pesadas na parte inferior (tendo em conta o peso das baterias), este peso é verdadeiramente mais distribuido na carroçaria.. São veículos imensamente suaves no momento de fazer as curvas, fornecendo uma maior confiança na estrada. Estes efeitos e características diminuem drasticamente o risco de acidente,

TRAVAGEM

Todos os veículos elétricos incorporam uma “travagem regenerativa”. Esta travagem permite aumentar a eficiencia da energia cinética cada vez que levantamos o pé do acelerador. Este complemento faz com que exista uma enorme poupança em travões e uma eficiência de carregamento na utilização máxima da energia acumulada do veículo.

Em conclusão, os veículos elétricos estão desenhados para que o utilizador tenha sempre a máxima comodidade e conforto possível, sendo veículos que passam por complexos testes de fabricação e desenvolvimento. Estas viaturas são verdadeiros equipamentos inovadores, demonstrando em todos os momentos uma enorme e significativa quantidade de informação ao utilizador, permitindo o conjugar um conjunto de ferramentas para tornar a mobilidade o mais sustentável e eficiente possível.

Mobilidade Sustentável e Elétrica, a mobilidade do presente e futuro!