que e uma wallbox

Quando compramos um carro elétrico é comum ouvirmos do vendedor “O carregamento é mais rápido se utilizar uma wallbox”ou de um amigo que possui carro elétrico “Comprei uma wallbox V2C e carrego o meu carro em apenas algumas horas, é muito melhor que a tomada doméstica”.

Mas afinal, o que é essa wallbox que parece trazer tantas vantagens na hora de carregar o seu veículo?

Nesta página irá encontrar a explicação, quais são as suas vantagens, o que precisa para ter a sua própria wallbox e onde é que pode ser instalada.

Por que se chama wallbox?

Uma wallbox, coloquialmente denominada por posto de carregamento, carregador de parede, posto de carregamento doméstico ou home-charger, é um equipamento de uso doméstico que permite carregar o seu veículo elétrico através de corrente alternada, em modo 3 IEC 61851.

Devido à eletrónica de carregamento incorporada, esta comunica com o veículo. A wallbox pode ser conectada em instalações elétricas monofásicas e trifásicas (claro está que esta conexão vai depender do carregador adquirido).

Este posto de carregamento é fixado à parede e conectado diretamente à “fonte de energia”, muitas vezes se parece com uma “caixa”, razão pela qual é chamada de “wallbox” – caixa de parede (no seu término inglês).

Vantagens de utilização de uma Wallbox

Alguns fabricantes entregam, juntamente com o carro elétrico, um carregador de baixa potência que pode ser conectado às tomadas domésticas (tomadas schuko – dois pinos). Normalmente estas tomadas surgem em residências, o que leva muitos clientes a questionarem “se eu já posso carregar o meu carro em casa, porque é que preciso de uma wallbox? Qual a vantagem desse investimento?”, sendo esta duas perguntas mais frequentes e sem dúvida pertinentes.

De modo a responder a estas questões vamos analisar as opções de carregamento e fazer uma rápida comparação.

As tomadas domésticas fornecem uma potência até um máximo de 2,8kW (numa normal instalação elétrica monofásica). A secção dos cabos onde passa a corrente elétrica normalmente é de 1,5mm² ou 2,5mm², o que causa dois problemas quando usadas de forma regular:

  1. Pelo fato da potência fornecida na tomada doméstica ser baixa, o tempo de carregamento acaba por ser muito elevado, podendo chegar a mais de 30 horas para alguns veículos. Esse tempo excessivo causa um desgaste maior na bateria, reduzindo a sua vida útil;
  2. A tomada e a secção dos fios elétricos não foram projetadas para fornecer uma potência de 2,8kW durante longos períodos de tempo, o que pode levar ao sobreaquecimento, problemas na rede elétrica e em casos mais graves risco de incêndio.

Os carregadores de parede foram desenvolvidos para solucionar estes dois problemas.

v2c, exemplo de wallbox

A partir de uma instalação dedicada ao carregamento do carro elétrico, a secção dos cabos onde passa a corrente elétrica e os equipamentos de proteção da instalação elétrica são dimensionados de acordo com as características do veículo. Para além disso, verifica-se a potência disponível e as características do local. Os carregadores de parede normalmente permitem realizar o carregamento do carro elétrico tanto em instalações elétricas monofásicas como trifásicas, em modo 3 IEC IEC 61851, e apresentam as seguintes vantagens:

  1. A potência fornecida ao veículo num sistema trifásico pode chegar até 22kW, o que faz com que o carregamento seja 9 vezes mais rápido aquando comparado com a tomada doméstica;
  2. O circuito elétrico de uma wallbox projetada exclusivamente para o carregamento garante a segurança da rede elétrica local;
  3. Permitem a variação da velocidade de carregamento, podendo reduzir a velocidade quando existem muitos equipamentos elétricos conectados à rede ao mesmo tempo. Para além disso permitem aumentar a velocidade quando esses mesmos equipamentos deixam de ser utilizados. A gama Dark V2C permite essa funcionalidade de forma automática – controlo dinâmico de Potência;
  4. Os carregadores de parede podem permitir funcionalidades adicionais, como bloqueio do equipamento de modo a evitar o uso da energia por pessoas alheias e não autorizadas. Para além disso admitem complementar com o sistema de gestão de carregamento através da cloud. Normalmente estas opções são aplicadas em garagens partilhadas e empresas.
  5. O carregamento no modo 3 é o ideal para a manutenção e prolongamento da vida útil da bateria dos veículos elétricos, pois o tempo de carregamento não é demasiadamente longo (tomada doméstica) e também não é extremamente rápido (super chargers);
  6. Podem ser instalados em espaços exteriores, com exposição à intempérie. Os equipamentos V2C contam com um índice de proteção IP54 e IP64 para carregadores com cabo de carregamento incorporado e Tomada Tipo 2, respetivamente.

Requisitos para a instalação de uma wallbox (ou carregador de parede)

Após analisar todas as vantagens e benefícios de optar por uma wallbox, podemos entender que de fato se trata de um equipamento muito útil, pois permite realizar um carregamento de forma simples, segura e no conforto das nossas casas. Contudo, como profissionais na área da mobilidade elétrica, destacamos que é necessário conhecer as condições indicadas antes de comprar o equipamento e que há ainda outra opções (mais baratas) que podem ser utilizadas em substituição dos carregadores de parede. Expomos os nossos Carregadores Portáteis de Alta Potência os quais têm as mesmas características que os carregadores de parede mas que diferem drasticamente na portabilidade e variabilidade de locais a poder carregar.

As condições podem ser as seguintes:

  1. Potência mínima contratada de 4,6kW. Potências abaixo desse valor não permitem que o equipamento seja utilizado de forma eficiente. Não obstante, a instalação elétrica dedicada para o carregamento do veículo é um fator que deve ser considerado, mesmo sem a instalação de um carregador de parede;
  2. Autorização para instalação. É de grande importância que o proprietário da wallbox tenha autorização para realizar a instalação do equipamento. Neste caso aplicado aos condomínios. Deixamos um artigo exclusivo sobre como carregar o carro elétrico num condomínio.
  3. Propriedade privada. Em regra geral, os carregadores de parede devem ser instalados dentro de uma propriedade privada, de uso privado ou de uso público. Instalações em vias públicas exigem autorizações especiais e equipamentos desenvolvidos para essa finalidade.

Onde posso instalar uma wallbox?

Os carregadores de parede podem ser instalados em diferentes locais, desde que tenha autorização para isso. Os mais comuns são:

  1. Garagem particular;
  2. Box em garagem partilhada;
  3. Local de estacionamento fixo em garagem partilhada;
  4. Charge Station em garagem partilhada;
  5. Empresas.

Caso não possua paredes no local da instalação, as wallbox’s podem ser instaladas sobre um pedestal de aço inoxidável ou a partir do teto da garagem.

Tipos de conexão

Os carregadores de parede podem apresentar dois tipos distintos de conexão:

  • Tipo 1 SAE J1772

Esse tipo de conector é o padrão americano e japonês, permite o carregamento somente em monofásico e pode ser encontrado em carros importados, bem como em alguns modelos de carros de fabricantes asiáticos. São caso disso o Nissan Leaf anterior ao ano de 2018, o Mitsubishi Outlander, a Nissan e-NV200, algumas Renault Kangoo’s (versões antigas) entre outros veículos elétricos.

Os carregadores de parede da marca V2C com conexão tipo 1 possuem um cabo com 5 metros de comprimento.

Conexão SAE J1772 Tipo 1
Conexão SAE J1772 Tipo 1.

  • Tipo 2 (IEC 62196)

O conector tipo 2 é o standard europeu, encontrado na grande maioria dos veículos elétricos vendidos no continente. Esta conexão permite o carregamento em sistemas elétricos monofásicos e trifásicos, motivo pelo qual tende a ser o padrão mundial de referência.

Os carregadores de parede da marca V2C com conexão tipo 2 permitem a escolha entre um cabo com 5 metros de comprimento ou uma tomada Tipo 2 (como uma tomada generalista e universal). Para a conexão na tomada Tipo 2 o proprietário do veículo deverá utilizar o cabo de carregamento próprio, similar ao procedimento efetuado nos postos de carregamento públicos.

tipo 2 mennekes iec 62196
ConexãoIEC 62196 Tipo 2.

Caso tenha uma wallbox com conexão diferente do seu veículo não necessita de trocar todo o equipamento. Uma opção mais barata é adquirir um conversor, para isso pode contactar-nos.

Diferentes tipos e modelos de wallbox

Agora que conhece bem o funcionamento e os benefícios de se ter uma wallbox, está na hora de conhecer os diferentes modelos existentes. Os carregadores de parede atuais podem ser classificados em duas categorias, os modelos Plug & Charge e os Carregadores Inteligentes.

1 – Plug & Charge

Os carregadores P&C são os modelos mais simples disponíveis no mercado, com custo reduzido e um sistema eficaz de carregamento. O sistema inicia assim que é conectado ao carro elétrico. Permite adicionar algumas opções e funcionalidades extras, como por exemplo o comando de ativação. É uma solução ideal para bloquear o acesso ao carregador (fazendo a ativação através de um comando de ativação).

2 – Carregadores Inteligentes

A gama de carregadores inteligentes oferece soluções mais elaboradas para casos específicos.

Locais de carregamento com energia disponível limitada ou sistema de geração de energia fotovoltaica podem optar por ter um sistema de controlo dinâmico de potência (CDP), onde a eletrónica do carregador irá realizar o balanceamento entre a energia total e a energia consumida no momento. A energia restante (disponível) é então direcionada para o carregamento do veículo. Desta forma, quando a energia consumida no local for elevada, o carregamento será mais lento e a intensidade baixa. Quando a energia consumida no local for menor, então o carregamento será mais rápido pois a intensidade de carregamento aumenta.

FAÇA CLICK PARA VER O VIDEO DO SEU FUNCIONAMENTO

Para os casos em que é necessário um sistema de gestão de carregamento, normalmente focado para empresas, é possível optar por uma wallbox compatível com o sistema Cloud V2C, o qual permite o controlo de acesso através de cartão RFID e todas as características de carregamento envolvidas no processo, desde quem fez o carregamento, qual o total da energia consumida, qual o horário de início e fim do carregamento, entre outras variadíssimas variáveis.

Quanto custa uma wallbox?

Os custos de uma wallbox dependem sempre das características do equipamento. Estas características são o tipo de conector, a quantidade de veículos que o equipamento permite carregar ao mesmo tempo, o tipo de alimentação de entrada (monofásico ou trifásico), bem como os opcionais supra expostos.

Os carregadores de parede novos Plug&Charge podem ser adquiridos a partir de 485€, enquanto que os carregadores inteligentes custam a partir de 545€.

Todos os carregadores possuem envio grátis para Portugal continental.

PEÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO