O que é um Veículo Elétrico

A denominação veículo elétrico (V.E.) é utilizada para veículos cuja forma de propulsão principal seja a partir da utilização de motores elétricos. Estes podem ser veículos elétricos de carros 100% elétricos, carros híbridos, bicicletas elétricas, motas elétricas, camiões, trotinetes elétricas, entre outros equipamentos de mobilidade.

Uma breve história dos veículos elétricos

O conceito e a fabricação de veículos elétricos não é atual. O primeiro veículo elétrico data de 1828 (embora existam outras revindicações) e foi um projeto elaborado por Ányos Jedlik. No ano de 1899 um outro veículo elétrico, denominado “La Jamais Contente”, foi o primeiro a alcançar os 100km/h.

Contudo, devido à evolução e vantagens apresentadas pelos veículos a combustão interna, o veículo elétrico foi praticamente abandonado. Essas vantagens eram a ocorrência de custos de fabricação reduzidos, uma maior “autonomia” (embora não existissem tantos Postos de combustível instalados). Outro fator de referência foi a aparição da linha de montagem Ford e a capacidade que esta empresa teve para moldar o mercado à sua maneira. Os Estados Unidos tinham petróleo em abundância e longas estradas para preencher de viaturas. Devido à crise mundial do petróleo, em 1971, as pesquisas e o foco nas fontes alternativas voltaram a estar no centro das atenções.

Atualmente existe um projeto para a fabricação de aviões elétricos. Este tem previsão de resultados em 25 anos. Se os resultados forem efetivamente alcançados, o ramo da aviação irá sofrer muitíssimas alterações.

Características dos veículos elétricos

Os veículos elétricos são fabricados com pelo menos um motor elétrico, sendo este elemento a principal fonte de propulsão, ainda que não sendo necessariamente a única. Numa bicicleta elétrica, por exemplo, detemos a força mecânica, gerada a partir do impulso dos pedais. No caso dos veículos híbridos plug-in, estes possuem um motor secundário de combustível fóssil (gasolina ou gasóleo).

Atualmente a maioria das viaturas elétricas são fabricas com um conjunto de células do tipo iões de lítio, as quais garantem a alimentação do motor elétrico, cuja capacidade está intimamente relacionada com a autonomia do veículo. De maneira geral é possível afirmar que a bateria do carro elétrico é análoga ao tanque de combustível de um veículo tradicional e, portanto, para além da capacidade total, a forma de condução e a utilização de equipamentos secundários (ar condicionado, rádio, etc…) influenciam a autonomia do carro elétrico.

Os fabricantes de veículos elétricos indicam que o carregamento ideal é realizado a partir de um wallbox, com potência entre 3,6kW e 22kW.

Diferença entre viaturas 100% elétricos e híbridos Plug-In

As principais diferenças entre as viaturas 100% elétricas e os carros híbridos Plug-In são:

Carros 100% elétricoCarros híbridos Plug-In
Velocidade de carregamento max. 7,4kW (monofásico)/ 22kW (trifásico) / +50kW (CCS / CHAdeMO) – valor normalVelocidade de carregamento max. 3,6kW (a maioria dos casos)
Baterias com maior capacidade de armazenamentoBaterias com capacidade de armazenamento reduzida
Maior autonomia do veículoMenor autonomia do veículo, em modo elétrico
Motor silenciosoMotor de combustão interna pode gerar algum ruído
Não aplicável teste de emissões de gases durante a Inspeção PeriódicaSubmetido ao teste de emissões de gases durante a Inspeção Periódica
Permite o carregamento em corrente alternada e em corrente contínuaCarregamento apenas em corrente alternada (muitas versões)
Zero emissões de gases poluentesEmissão de gases poluentes, aquando da utilizado do motor a combustão interna
Dependência de energia elétricaPermite utilizar o modo elétrico ou sistema híbrido (elétrico + motor a combustão)

As diferenças entre os dois tipos de veículos elétricos (carros elétricos) apresentam vantagens e desvantagens. Para o uso citadino de curta distância, o veículo híbrido Plug-In pode ser utilizado em modo 100% elétrico, enquanto que para viagens mais longas e improvisadas este também pode utilizar o motor de combustão interna. Por outro lado, o veículo elétrico 100% (carro elétrico dito normal) têm algumas limitações no que concerne à sua autonomia, ainda assim é absolutamente útil e interessante para trajetos rotineiros e regulares. Para além disso, há imensas empresas a optar por veículos elétricos para os seus comerciais. Com um circuito de movimentação que não passa dos 200km, estes permitem obter uma otimização absolutamente eficiente da atividade comercial regular.

Atualmente as barreiras ao carregamento são muito reduzidas. Empresas como a LugEnergy, e que têm como objetivo eliminar estas barreiras, as soluções de carregamento são variadas e flexíveis, podendo carregar em qualquer lado (desde que exista energia disponível (carregadores portáteis de Alta Potência).

A escolha do tipo de veículo irá sempre depender, entre outros fatores, da sua utilização no dia-dia.

Vantagens dos veículos elétricos

Os veículos elétricos, com especial destaque para os carros ligeiros, possuem várias vantagens quando comparados com os veículos de motores a combustão interna.

  • Custo reduzido de manutenção, com economias que podem ir até 50%;
  • Vários programas de incentivos governamentais para compra de carros elétricos;
  • Custo da energia elétrica para o abastecimento. Sendo este custo mais barato do que o equivalente em combustível fóssil;
  • Zero ou reduzidíssimas emissões diretas para a atmosfera;
  • Motores silenciosos e sem vibração percetível;
  • Possibilidade de carregamento em qualquer lugar (desde que exista energia elétrica disponível);
  • Maior aceleração.

Incentivos para compra de veículos elétricos

Atualmente muitos países europeus encontram-se a oferecer vários benefícios para a aquisição de veículos de baixa emissão de carbono, sendo que os carros elétricos estão incluídos. Em Portugal é possível conseguir um incentivo que pode chegar até 8.000€ através dos programas públicos de mobilidade sustentável.

Temos exposto um artigo exclusivo sobre este assunto, onde destacamos todos os detalhes sobre a elegibilidade e documentos necessários para solicitar o incentivo para compra de carros elétricos.

Caso ainda tenha dúvidas, envie-nos uma solicitação e um dos nossos consultores entrará em comunicação.