Tipos de carregamento para veículos elétricos (4 modos) e carregadores para carros elétricos

Conetor de carga para carro elétrico em posto de carregamento rápido

Os veículos elétricos (VE), sejam eles puros ou híbridos plug-in, requerem uma fonte de alimentação externa para carregar as suas baterias. Portanto, é importante saber qual modo de carregamento escolher para obter a máxima eficiência. Atualmente, existem quatro modos de carregamento, que são explicados em mais detalhes a seguir.

Normalmente, referimo-nos ao carregamento do tipo 2, conhecido como carregamento lento, com menos de 16 A e até 3,6 kW. Também nos referimos ao carregamento do tipo 3, recomendado para quase todos os tipos de veículos elétricos e híbridos. Este carregamento, chamado semi-rápido, consome normalmente entre 16 e 32 A (até 22 kW). Por fim, o carregamento mais rápido, também conhecido como modo 4, é utilizado em muitos pontos de carregamento em postes (comuns em exteriores, empresas e vias públicas, a partir de 44 kW).

Por isso, o mais recomendável ao comprar um veículo elétrico é instalar um ponto de carregamento Modo 3. Aqui pode encontrar um resumo dos diferentes modos:

Modo de carregamento1

A carga é denominada Modo 1 quando é realizada numa tomada que não é específica para veículos elétricos, ou seja, quando o VE é ligado a uma tomada doméstica (Schuko), como a que utilizamos para outros eletrodomésticos.

Este sistema de carregamento é o mais simples do mercado, pois requer apenas um cabo para ligar o veículo à tomada. Este tipo de carregamento é geralmente recomendado para motociclos, bicicletas elétricas, patinetes, aerotablas ou outros veículos elétricos semelhantes de menor potência. No entanto, não é recomendado para carros ou motociclos elétricos de maior potência, pois este tipo de sistema carece de sistemas de proteção adequados para o sistema elétrico do veículo.

Modo 1 de carregamento para scooter elétrica com conetor Schuko em tomada doméstica

Modo de carregamento 2: Lento

Este tipo de carregamento utiliza um sistema elétrico monofásico e funciona com uma potência inferior a 3,7 kW. O veículo elétrico ou híbrido é ligado à rede elétrica através de um cabo de carregamento para garantir um carregamento seguro. O modo 2 implica a instalação de uma caixa com uma tomada do tipo Schuko, normalmente dedicada ao carregamento de veículos elétricos, como a Safety Base – EV Portable. Esta caixa deve estar ligada aos sistemas de proteção adequados da rede elétrica.

Este modo de carregamento pode ser benéfico para veículos híbridos plug-in ou veículos elétricos pequenos, como os ATV (por exemplo, o Tazzari Zero EM2 Space EV). Além do sistema de carregamento, existem muitas outras diferenças, como o motor de propulsão ou a autonomia, que devemos considerar ao escolher um veículo híbrido ou elétrico. Um exemplo de estação de carregamento adequada para o Modo 2 é a LugKey .

 

 

Modo de carregamento 3: Semi-rápido

Adequado para todos os tipos de veículos elétricos, este método de carregamento requer uma estação de carregamento, denominada WALLBOX, que conta com várias proteções para a segurança tanto do sistema elétrico da rede como do veículo.

O veículo elétrico é alimentado com corrente alternada (CA) através de uma caixa de ligações WALLBOX e é compatível com modelos híbridos plug-in ou totalmente elétricos. Alguns veículos elétricos permitem apenas o carregamento monofásico (até 7,4 kW), enquanto outros permitem o carregamento trifásico (até 22 kW) e monofásico. As especificações dos diferentes modelos podem ser encontradas na nossa guia de modelos de veículos elétricos

Este modo de carregamento requer um conector específico, que será do tipo 1 (SAE J1772 – padrão norte-americano e japonês) ou do tipo 2 (IEC 62196-2 – padrão europeu), dependendo da origem e do modelo do veículo. Graças aos avanços tecnológicos na geração e transmissão de energia, à maior capacidade das baterias dos veículos elétricos e à maior segurança, fiabilidade e velocidade, o modo 3 está a substituir o modo 2.

Para escolher o equipamento ideal, deve ter em conta a potência elétrica contratada, o tempo mínimo e disponível para carregar o veículo e as condições do local de instalação. Se tiver alguma dúvida, contacte-nos e teremos todo o prazer em ajudá-lo na sua escolha.

Carregamento Modo 3 de carro elétrico em wallbox com carga semi-rápida em corrente alternada

Modo de carregamento 4: Rápido

O carregamento no Modo 4 é feito numa estação fora de casa e permite recarregar pelo menos 80% da bateria em menos de 30 minutos. O conector padrão mais comum para este tipo de carregamento é o japonês CHAdeMO. Isto significa que, no lado do veículo, terá um conector Tipo 1 (SAE J1772 ou Yazaki) ou Tipo 2 (IEC, Mennekes) e, por sua vez, um conector CHAdeMo ou CCS, dependendo do seu veículo elétrico. No lado do ponto de carregamento, a extensão do cabo deve ser CHAdeMO.

O Modo 4 é considerado como tal a partir de 50 kWh. Devemos distinguir entre o Modo 4 com carregamento «super-rápido» e o Modo 4 com carregamento «ultra-rápido». Este último não é recomendado para o carregamento diário, pois pode danificar a bateria se for usado com frequência. Ele foi projetado especificamente para estações de carregamento públicas ao ar livre, como centrais elétricas, onde podemos recarregar o veículo em viagens longas ou em situações específicas com pouco tempo.

O modo 4 de carregamento utiliza corrente contínua, ao contrário dos modos anteriores, que utilizam corrente alternada. Os pontos de carregamento que utilizam o tipo 4, independentemente do tipo, não são concebidos nem recomendados para garagens privadas. Isto deve-se principalmente ao elevado custo do produto e da instalação. Além disso, o modo 2 ou o modo 3 são os mais recomendados para particulares, de acordo com a sua utilização e condições.

Carregamento Modo 4 de carro elétrico em posto rápido CCS ou CHAdeMO com corrente contínua

Que tipos de carregadores para carros elétricos posso comprar?

É necessário adquirir um ponto de recarga para carro elétrico adequado às necessidades do nosso veículo e às suas características (tipo de conector, potência admitida, capacidade da bateria, etc.), e também às nossas necessidades e circunstâncias pessoais (tipo de garagem, distância percorrida diariamente, carga rápida, etc.).

Carregador portátil para carro elétrico

Estações de carregamento portáteis para carros elétricos. São especialmente úteis se planeia viajar longas distâncias. É quase imprescindível considerar adaptadores para garantir o carregamento em qualquer lugar.

Um dos tipos de carregadores para veículos elétricos mais utilizados são as estações de carregamento portáteis, ou carregadores portáteis para veículos elétricos. Estes carregadores permitem o carregamento tanto a partir de conectores domésticos convencionais como industriais (CEE, trifásicos ou monofásicos) através de uma unidade de controlo central que garante o carregamento seguro do veículo elétrico.

A principal vantagem destas estações de carregamento para carros elétricos ou híbridos plug-in é a sua leveza, o que permite colocá-las facilmente na bagageira do carro elétrico. Isto significa que pode carregar em qualquer lugar, independentemente da autonomia do seu carro elétrico, com o único requisito de uma tomada elétrica (mesmo convencional).

Carregador portátil para carro elétrico com conector Schuko ou Cetac

A escolha de um ponto de carregamento portátil para carros elétricos com conector Schuko (tomada convencional) ou industrial (CEE, Cetac) dependerá das necessidades de cada utilizador. Também deve considerar o tipo de conector do veículo elétrico (depende da marca e do modelo), que pode ser Tipo 1 (SAE J1772) ou Tipo 2 (IEC 62196-2 ou Mennekes).

Também é fundamental escolher a amperagem máxima necessária (16 A, 32 A, etc.) de acordo com a capacidade de carga monofásica ou trifásica do veículo e a corrente que ele suporta. Por último, os adaptadores podem ser acessórios úteis que facilitam o carregamento do carro em qualquer situação.

Carregador de parede para carros elétricos

São instaladas na parede e são a opção mais prática e comum para condutores de veículos elétricos com garagem própria, seja privada ou comunitária. Representam um investimento maior do que as estações de carregamento portáteis, mas os benefícios a médio e longo prazo são praticamente garantidos.

As estações de carregamento para carros elétricos de parede (também chamadas Wallboxes) permitem carregar com segurança qualquer tipo de carro elétrico ou híbrido plug-in. Estes carregadores são instalados fixando-os à parede de uma garagem, seja ela privada, unifamiliar ou comunitária.

Os carregadores de parede para carros elétricos são os mais utilizados para carregar carros elétricos e híbridos, graças à sua instalação simples, facilidade de uso e baixo custo. Como vimos anteriormente com as estações de carregamento portáteis, fatores como o tipo de conector do veículo (Tipo 1, Tipo 2), a tomada necessária (CEE, Schuko), a corrente máxima (amperes) à qual o veículo pode ser carregado e o tipo de carga (monofásica ou trifásica) serão determinantes. Recomendamos o nosso artigo para saber quanto custa instalar um carregador de carro elétrico.

Carregador elétrico para automóveis com controlo dinâmico de potência

O controlo dinâmico da potência de carga é o mais recente avanço no carregamento de carros elétricos. Trata-se de uma tecnologia que equilibra a carga entre o veículo elétrico e outros eletrodomésticos para que nunca exceda a potência contratada. Desta forma, evitará que o carregamento do carro elétrico provoque cortes de energia em sua casa. Recomendamos o nosso artigo para saber quanto custa instalar um carregador de carro elétrico.

Os carregadores para carros elétricos com controlo dinâmico de potência podem ser utilizados em instalações elétricas com uma potência contratada mínima de 1,8 kW. Este sensor inteligente também ajuda a poupar energia, uma vez que, na maioria dos casos, não será necessário aumentar a potência contratada para instalar o seu ponto de carregamento.

Carregador elétrico para automóveis em poste

Entre os tipos de pontos de recarga, os pontos de recarga tipo poste não são destinados a utilizadores particulares, mas sim à recarga de veículos em zonas habilitadas por administrações públicas ou empresas privadas (por exemplo, em estações de recarga).

As estações de carregamento para veículos elétricos permitem o carregamento no Modo 4. Estes pontos de carregamento são propriedade de empresas ou administrações públicas e constituem uma rede pública de carregamento muito útil. Podemos utilizá-los para viagens longas que excedam a autonomia do nosso carro elétrico. Não é recomendável abusar deste tipo de carregadores, pois podem reduzir a duração da bateria do carro a longo prazo.

Tem uma motocicleta ou uma bicicleta elétrica?

Pode estar interessado em pontos de carregamento portáteis com tomadas Schuko reguladas para menor intensidade, ou pontos de carregamento SCHUKO, ideais para veículos elétricos com menor capacidade de bateria (carros pequenos, motos elétricas, etc.).