Pessoas e empresas estão cada vez mais a optar por veículos 100% elétricos. Neste sentido, as carrinhas elétricas ganharam grande peso no mercado da mobilidade elétrica. Tornaram-se uma opção muito interessante tanto para uso privado como empresarial.
Se está a pensar em comprar uma carrinha em versão elétrica, encorajamo-lo a continuar a ler este artigo. Falaremos sobre as suas principais características, as vantagens da sua utilização, os modelos mais notáveis que pode encontrar atualmente e, claro, as melhores opções para a sua recarga.
Quais são elas e as principais características das carrinhas comerciais elétricas?
As carrinhas elétricas são o próximo passo para o carro de passageiros 100% elétrico conhecido até agora. Neste caso, a versão 100% elétrica foi alargada a um modelo de veículo maior que tem uma maior capacidade para transportar mercadorias ou pessoas.
As carrinhas elétricas são caracterizadas por um motor elétrico alimentado por baterias de iões de lítio. Por conseguinte, são alimentados por energia elétrica armazenada em baterias.
Graças a esta operação 100% elétrica, não necessita de qualquer motor de combustão para o seu bom funcionamento. Desta forma, torna-se uma alternativa muito “mais limpa” e amiga do ambiente.
Vantagens de uma carrinha elétrica
Não paga imposto de circulação
Quer seja trabalhador independente, uma PME ou tenha uma grande frota na empresa, ao comprar uma carrinha tradicional terá de pagar o imposto de circulação, que é aplicável a cada novo registo. Os carros elétricos cuja primeira matrícula emitida seja posterior a julho de 2007, não pagam imposto de circulação. Os veículos que têm zero emissões poluentes e – como é o caso das carrinhas elétricas – estão isentos deste imposto.
Muitos fabricantes não só têm carros elétricos, como também veículos comerciais ligeiros. Entre as carrinhas elétricas, a Nissan e-NV200 e Renault Kangoo ZE estão entre os modelos mais comprados.
Não paga imposto sobre veículos
O Imposto Sobre Veículos é calculado em função da cilindrada e das emissões de um veículo. Visto que os motores de VE’s não têm valores de cilindrada, nem emitem gases poluentes, o valor do ISV é de 0€.
As carrinhas elétricas não produzem emissões de CO2 ou óxidos de azoto (NOx) ao viajarem, o que significa que a sua adoção generalizada tem o potencial de melhorar muito a qualidade do ar, especialmente nas áreas urbanas.
Deduções fiscais nas empresas
Uma empresa recebe benefícios fiscais ao adquirir uma viatura elétrica, ficando isenta do pagamento da tributação autónoma da mesma. Através da aquisição de uma ou mais viaturas podem realizar deduções em sede de IRC.
Estes benefícios ajudam a aliviar alguns encargos e a poupar significativamente, pois para além do IVA e ISV, a medida incide sobre todas as despesas de utilização como manutenções da viatura, combustível, portagens, pneus, seguros, etc.
O estado ajuda com uma grande parte das despesas das viaturas, podendo as ajudas atingir os 10.000€ anuais.
Custos de manutenção
As carrinhas elétricas são consideravelmente mais baratas de operar do que as diesel. Não só o custo por quilómetro de ‘combustível’ (eletricidade) é mais baixo, como há menos peças móveis e são menos duras nos travões, o que reduz os custos de manutenção.
Operação silenciosa
As carrinhas elétricas são muito mais silenciosas do que as a diesel, com algumas a emitirem apenas um zumbido impercetível.
Poupar dinheiro
Economicamente, a energia elétrica é mais rentável do que os combustíveis fósseis. Por um custo muito baixo, pode recarregar as suas baterias utilizando um posto de carregamento na sua garagem privada ou comunitária ou no parque de estacionamento da empresa.
Estacionamento gratuito
Em Portugal existem municípios onde vários locais de estacionamento são para uso exclusivo de viaturas elétricas.
Desvantagens de uma carrinha elétrica
Desembolso inicial
O custo inicial das carrinhas comerciais elétricas tende a ser mais elevado do que as alternativas convencionais, mas os preços tornar-se-ão mais mais baixos e competitivos à medida que os VE’s ganharem mais popularidade e quando estiverem mais a circular as estradas.
Há quem pondere o aluguer, porém, o que quer que se faça, é importante calcular os custos de tudo tendo em conta o preço de compra, mais os encargos de combustível, impostos, manutenção e congestionamento.
Redução da carga útil
A quantidade de peso que uma carrinha elétrica pode transportar é muitas vezes ligeiramente reduzida devido a determinados componentes pesados, tais como baterias. Além disso, as elevadas cargas úteis podem reduzir o alcance disponível, tal como a condução acelarada e a utilização em climas frios.
Desvalorização
Todos os veículos desvalorizam no momento em que saem do stand. E a verdade é que os veículos elétricos são mais caros face a veículos movidos a combustão, além do mais, muitos se têm questionado os valores dos veículos elétricos, mas os peritos da indústria esperam que isto mude à medida que o custo inicial dos VE se torna mais acessível e a infraestrutura de carregamento e a tecnologia das baterias melhoram. Em suma, a distância entre os VE e os veículos movidos a eletricidade convencional está a diminuir.
Desafios de carregamento
Existem mais de 2000 postos de carregamento em Portugal e muitas residências e empresas já possuem os seus próprios postos de carregamento. Este número está sempre a crescer, porém, determinadas áreas ainda não têm postos de carregamento, principalmente zonas rurais, não sendo totalmente garantida disponibilidade do posto quando se chega a um determinado local, por exemplo uma estação de serviço.
De modo a fazermos compreender melhor a barreira de carregamento, utilizaremos a carrinha Nissan e-NV200 que demora 7,5 horas a carregar completamente a partir dos 0%, utilizando um carregador de caixa de parede. Mesmo que encontre um carregador rápido de 50kW disponível, este ainda demorará cerca de 40 minutos a carregar dos 20% a 80%.
Os dois modelos e preços de carrinhas elétricas
Stellantis – ë-Berlingo
Motorização e bateria
Motor elétrico de 100 kW (136 CV) com 260 Nm de binário.
Bateria de 50 kWh LFP com autonomia até 320 km WLTP combinado (versão mais recente), em comparação com ~285 km dos modelos anteriores.
Performance
Aceleração 0-100 km/h em cerca de 11.7 s; velocidade máxima de 135 km/h.
Capacidade de carga
Versões M e XL; a versão M oferece até 3.9 m³ de carga.
Equipamento
Versões Enterprise Edition e Driver Edition com: ar condicionado, cruise control, rádio DAB, ecrã de 8″, Apple CarPlay/Android Auto. A versão Driver acrescenta sensores de estacionamento, câmara traseira, painel digital de 10″, navegação e jantes de 16″.
Renault Master Z.E.
Motorização e bateria
Motor elétrico de 57 kW, 225 Nm de binário.
Bateria de 52 kWh desde 2022, com até 244 km em ciclo urbano WLTP e cerca de 190 km reais.
Velocidade máxima
Até 100 km/h.
Carregamento e garantias
Carregamento rápido até 80 % em ~2 h; carga total em 3 h.
Garantia do chassis: 3 anos ou 160 000 km; bateria: 8 anos ou 160 000 km.
Carga útil e volume
Carga útil entre ~975 kg e 1 128 kg; volume de 8 a 13 m³ (furgão). Versões com cabina ou plataforma permitem até ~1 377 kg e até 22 m³ em carroçarias tipo Luton.
Iveco eDaily
Baterias e autonomia
Até 4 módulos de 37 kWh (máx. 148 kWh). Autonomia urbana até 400 km.
Potência e prestações
Potência contínua de 90 kW (~121 CV); pico até 140 kW (~188 CV) com 400 Nm.
Dimensões e capacidades
Disponível de 3.5 a 7.2 t GVW, até 4.6 t de carga útil e até 20 m³ de volume.
Carregamento rápido
Até 115 kW DC: mais de 100 km de autonomia em apenas 20 minutos.
Segurança
Inclui ADAS: travagem automática, assistente de faixa, controlo de tráfego, etc.
Iveco eSuperJolly
Bateria e autonomia
Bateria de 110 kWh com autonomia WLTP até 420 km.
Potência
Motor elétrico de 205 kW.
Carga útil e volume
GVW entre 3.5 e 4.25 t; carga útil até 1.4 t; volume até 17 m³.
Dimensões
Comprimento entre 5.41 m e 6.36 m; largura 2.05 m (2.69 m com espelhos); alturas de 2.24 m (H1), 2.52 m (H2) e 2.76 m (H3).
Carregamento rápido e ADAS
Carregamento DC até 150 kW. Assistentes avançados de nível 2+, como cruise control adaptativo e centragem de faixa.
Como carregar uma carrinha elétrica?
Como qualquer carro elétrico, as carrinhas elétricas também precisam de ser ligadas à rede para poderem funcionar. Pode carregar uma carrinha elétrica com um carregador de parede (também chamado de “wallbox”) ou com um posto de carregamento em torre, ambos os quais se enquadram no que é conhecido como carga Modo 3 ou Modo 4
Carregamento no modo 3: semi-rápido
Este é o mais comum e recomendado. Pode carregar a sua carrinha elétrica na sua garagem privada ou comunitária utilizando um posto de carregamento.
Este carregador incorpora todas as proteções necessárias para carregar um veículo 100% elétrico. O carregamento pode ser feita numa instalação monofásica ou trifásica, até 32 Amperes (a mais de 7,2 kWh e 400 V).
Carregamento no modo 4: rápido
Também pode carregar as baterias da sua carrinha nas estações de carregamento. Esta é uma carga rápida (a partir de 50 kWh) em corrente contínua.
Em apenas 30 minutos pode carregar 80% da capacidade das suas baterias.
Conclusão, uma carrinha comercial elétrica é adequada para mim ou para a frota da minha empresa?
A partir daqui, encorajamo-lo a fazer uma análise séria das suas necessidades, especialmente se é uma empresa ou um trabalhador independente e pretende renovar ou expandir a sua frota com veículos elétricos. É importante saber aproximadamente quantos quilómetros vai percorrer diariamente, calcular quanto pouparia por não pagar combustível ou por isenções fiscais, etc.
Faça as contas, calcule tudo e veja se é ou não conveniente para si. Mas tenha cuidado, não se esqueça que esta é uma compra com vista ao futuro, quando os centros urbanos limitam – cada vez mais – o tráfego a veículos convencionais e áreas de estacionamento. É uma ótima opção, especialmente para a distribuição ou empresas locais que fazem muitas viagens pela cidade. A tendência é clara: o veículo elétrico está em ascensão e não vai abrandar.